Primeiramente é importante saber que cambio AUTOMÁTICO é uma coisa, e AUTOMATIZADO é outra....
O Câmbio Automático normalmente vem de carros mais caros, de médio e de grande porte, hoje em dia existem carros compactos que possuem o mesmo (novo prisma,onix, hb20s,hb20...).
A fim de facilitar totalmente a condução do motorista, o câmbio Automatizado é encontrado em carro de pequeno e médio porte ( palio,gol, meriva...), com nomes conhecidos como Imotion, Dualogic, EasyTronic entre outros....
Ambos tem dois pedais o ACELERADOR e FREIO , isso mesmo nada de embreagem. Mas e ai qual é a diferença? A diferença esta no ponto que o câmbio automático faz a trocas de marcha através de um conversor de torque. Esse é o nome dado a um sistema com óleo no qual gira uma engrenagem do motor e as do câmbio. Esse óleo garante que o acoplamento da engrenagem do motor com a da marcha correspondente seja suave, como numa embreagem de um câmbio manual.
E o automatizado? O câmbio automatizado é muito mais simples. É na verdade um câmbio manual, com embreagem e tudo, com a diferença que, ao invés do acionamento da embreagem ser feito com o pé, ele é feito eletronicamente ( através de um robô ).
Utilizando as letrinhas N, D, P, R do câmbio Automático
É bem mais simples do que parece, sentamos no banco e vamos dirigir, então vamos pisar no freio e colocar a alavanca até o D , DRIVE , ou para associar melhor , vamos dar o nome de DIRIGIR , após isso tire o freio de mão, o carro anda para frente trocando as marchas automaticamente. Continuamos nossa jornada, e paramos em um shopping mas para isso preciso fazer uma baliza, novamente pisamos no freio e colocamos o câmbio no R , REVERSE , ou a comum RÉ , o carro vai para traz , Ao final da manobra pisamos novamente no Freio ,colocamos a alavanca em N NEUTRO, puxamos o freio de mão, tiramos o pé do pedal do freio e colocamos em P, PARKING , nossa complexo não? Não, segue o esquema:
Essa é a maneira correta de se parar com o câmbio em Aclives.
É importantíssimo antes de fazermos qualquer troca, seja do N para o D, ou para o R , pisarmos no Freio, para não danificarmos o câmbio, em aclives utilizar o freio de mão também.
Certo e os números 1,2 e 3?
Automatizado
Este apresenta as letras parecidas com o automático, mas pode conter o A/M (Automatic/Manual) ou D/M (Drive/Manual): Alterna entre o modo de troca de marchas automático feito pelo computador; ou manual, feito pelo motorista.
Além dos sinais +/- Para aumentar ou diminuir as marchas.
Certo e os números 1,2 e 3?
Esta função é simples, você "ordena" que o carro fique nesta marcha; como assim?
Se você está em uma ladeira e o carro sobe o conta giros e o carro troca da 2ª para 3ª marcha, e a 3ª não "aguenta", não se desenvolve, então o câmbio volta novamente para a 2ª, e depois passa para 3ª.... e assim por diante, é uma situação até de incômodo o câmbio ficar passando e voltando a marcha , por isso você pode colocar no 2 e deixar o carro apenas na 2ª marcha , isso faz com que o mesmo não passe para a 3ª diminuindo os incômodos, também pode ser utilizado para uma ultrapassagem, se o carro estiver em 4ª marcha na rotação baixa umas 2mil RPM , vc muda para a o 3 ( 3ª marcha ) Ai o carro vai desenvolver até o limite, assim você faz uma ultrapassagem e coloca no D "DRIVE" novamente . Algumas marcas a partir de uma rotação o carro troca automaticamente a marchar.
Automatizado
Além dos sinais +/- Para aumentar ou diminuir as marchas.
Particularidades
Também seu veículo pode ter a letra L significa que engata a primeira marcha, esta pode ser utilizadas em atoleiros, enchentes e morros ingrimes, também é aconselhado em saídas de garagens.
OBS- Alguns câmbios possuem algumas particularidades, por serem de montadoras diferentes, mas vale ressaltar que esta é uma regra universal, a maioria dos carros do mundo funcionam seguindo este padrão;
Espero ter ajudado ;
Espero ter ajudado ;
Modo Sport diminuindo consumo ? É difícil hein...
ResponderExcluirModo Sport diminuindo consumo ? É difícil hein...
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