Quem nunca pensou em ter uma televisão 3D? Assim como eu, muitos viram um filme em 3D e ficaram impressionados com as imagens tridimensionais vistas. Ao sair do cinema passaram por alguma loja de eletrodomésticos, procurando de cantinho as faladas TVs 3D. E afinal de contas como funciona uma TV 3D?
Cada lente dos óculos possui um ângulo diferente de polarização, fazendo com que você veja uma imagem diferente em cada olho, onde seu cérebro é enganado te dando uma visão em 3D.
Mas o que tem a ver com a TV 3D?
Existe 2 formas de TV 3D. Uma delas é a mesma técnologia empregada no filme Avatar, utilzando uma tela polarizada e um óculos polarizador de luz. Mas a técnica mais falada é com a utilização dos óculo ativos, onde as lentes são uma espécie de monitores, que variam de uma imagem escura à transprente, onde é possível enxergar o televisor, porém é preciso bateria nos óculos Assim a televisão gera imagens diferentes de forma muito rápida e sincronizada com cada lente dos óculos ativos, onde o olho humano não consegue perceber a imagem piscando. A sincronização dos óculos é feita por um sinal wireless emitido pela TV, que deve ser capaz de possuir uma frequência de atualização da tela incrivelmente alta.
Eu particularmente não tive a oportunidade de apreciar uma TV 3D utilizando óculos ativos, que por sinal são caríssimos, mas esperamos as cenas dos próximos capítulos para saber até onde vai chegar essa história. Uma nova televisão 3D com a tecnologia passiva, é uma boa opção para quem não quer pagar 300 reais por óculos, ela não precisa de bateria nos óculos, igual no cinema porém as televisões com essa tecnologia são muito mais caras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário